DEHP
DI(2-ETILHEXIL) FTALATO

Comunicação de risco
Onde encontrar o DEHP?
Este composto está extensamente presente em todos os produtos plastificados, sendo particularmente preocupante nos objetos que estão em contacto com bebés e crianças, como brinquedos, roupa e artigos para o seu cuidado (biberões, chupetas, géis de banho) e nos materiais de embalagem de alimentos.
Para minorizar a exposição do seu filho ao DEHP:
-
Procure brinquedos com rótulos nas embalagens que avisem que não contêm ftalatos.
-
Opte por brinquedos feitos com outros materiais, como o látex ou o silicone, que sejam resistentes e fáceis de limpar.
-
Descarte todos os brinquedos plásticos que foram fabricados antes de 1999, especialmente se os constituintes forem desconhecidos [30].
Enquanto estiver grávida:
-
Não use verniz nas unhas uma vez que este contém ftalatos [31].
Tenha cuidado com a comida:
-
Use vidro ou pirex em vez de plástico para guardar comida.
-
Não use recipientes de plástico no micro ondas. Os ftalatos podem libertar-se para os alimentos quando são expostos a processos de aquecimento [32].
Como prevenir a sua exposição?



Qual o risco de exposição?
São inúmeros os produtos de plástico com os quais contactamos diariamente que têm na sua composição DEHP. O seu uso diário não constitui um risco significativo mas a exposição contínua e prolongada a este composto constitui um perigo para a saúde humana.
Existe controlo na sua utilização?
Ao longo dos anos e à medida que o conhecimento sobre este composto aumenta, a legislação tem vindo a definir limites cada vez mais apertados no que respeita à concentração de DEHP que pode estar presente nos produtos. Desta forma garante-se a segurança da população em geral.








Que efeitos tem na saúde?
A exposição contínua e prolongada pode causar efeitos tóxicos a nível reprodutor (infertilidade) e cardíaco (aumento do risco cardiovascular), podendo até ser responsável por induzir determinados tipos de cancro.