top of page

Vias de exposição

Apesar da crescente popularidade de plásticos livres de ftalatos, estes compostos são encontrados em muitos produtos de consumo, tornando a sua exposição aos mesmos praticamente constante e inevitável. As vias de exposição ao DEHP incluem:

A exposição humana ao DEHP ocorre através do contacto com embalagens de alimentos, brinquedos, produtos de cosmética, dispositivos médicos e bolsas intravenosas aprovadas pela FDA, incluindo sacos contendo sangue, plasma, fluidos intravenosos e nutrição parenteral, tubos associados à sua administração, sonda nasogástrica, sonda enteral, cateteres umbilicais, tubos de hemodiálise, máscaras respiratórias, tubos endotraqueais, e luvas cirúrgicas. O DEHP pode contribuir em 40% do peso de sacos intravenosos e até 80 % do peso de tubos.

 

A exposição do DEHP aumenta drasticamente em pacientes submetidos a várias intervenções médicas ou no uso a longo prazo de dispositivos nas unidades de cuidados intensivos. O DEHP não está covalentemente ligado ao polímero de PVC e é hidrofóbico, tornando-o altamente suscetível à lixiviação quando em contacto com sangue, plasma e soluções de nutrição parenteral total. A taxa de migração do DEHP do produto de plástico depende das condições de armazenamento (temperatura, volume de solução, tempo de contato e extensão da agitação ou taxa de fluxo do fluido) e da lipofilicidade do fluido. Além disso, tem sido demonstrado que os tubos contendo DEHP se desintegram com o tempo [26].                                                                   

 

 


 

© 2014 by Dep. Toxicologia FFUP

bottom of page